0 Comments 7 anos 624 words

Resumidamente, o certificado digital é a assinatura digital da sua empresa, comprova que é você mesmo que está realizando a operação, e também garante a segurança e a validade jurídica nos processos online.

Ambos os modelos possuem características semelhantes, porém em alguns pontos importantes eles se diferem, vamos entender a operação de cada um pois a escolha mais apropriada pode gerar economia à longo prazo para sua empresa.

Qual a diferença?

O certificado digital A1 não necessita de tokens ou smart cards, que são dispositivos móveis semelhantes aos pendrives, é um arquivo eletrônico que pode ser gravado em mídias como CD e também instalados em uma ou mais  estações de trabalho, tendo validade de um ano.

O modelo A3 possui estrutura física, pois fica armazenado em um token ou smartcard, podendo ser levado de um local para outro sem a necessidade de utilização em um único computador autorizado, para utilizar, só é necessário informar a senha para que os dados sejam assinados com segurança, as chaves pública e privada do certificado são geradas dentro do dispositivo e acessado por um PIN específico da mídia em que está inserido o documento.

Os dois modelos oferecem níveis altos de segurança, porém o certificado A3 oferece um nível ainda maior de segurança sendo inviolável e estando dentro de um token.

A vantagem do modelo A1 é que o próprio computador realiza a assinatura digital, o que é um fator a ser considerado para empresas que emitem uma grande quantidade de NF-e diária.

A aquisição do certificado digital modelo A3 deve ser analisada com cautela, pois nem todos os dispositivos portáteis oferecem compatibilidade e suporte para determinadas plataformas de hardware e/ou sistemas operacionais.

Outro ponto importante a ser analisado dependendo do seu ramo é que o modelo A3 emite notas fiscais apenas de produtos, enquanto que o modelo A1 emite tanto de produtos como de serviços.

Pontos importantes para escolha

Em resumo, para saber qual é a melhor opção para seu negócio, existem alguns pontos à serem analisados por exemplo, se é necessário o transporte do certificado, se a emissão de notas será em várias máquinas simultaneamente e também quanto ao prazo de vencimento do certificado, lembrando que o certificado A1 tem a duração de 12 a 18 meses enquanto que o A3 normalmente tem seu vencimento em 36 meses.

Em exemplo a nossa empresa necessita de transportar o certificado para várias maquinas e por isso o ideal é o certificado A1, que pode ser transportado e usado em mais de um computador por vez.

Verifique qual é a melhor opção na hora de adquirir ou renovar seu certificado, e não se esqueça que o seu emissor de notas fiscais você encontra aqui ! Dê uma olhada em nossa loja, ou entre em contato conosco já, temos condições especiais para você.

Grande abraço !