0 Comments 5 anos 635 words

Independentemente do tamanho da empresa: uma loja, duas ou várias filiais, a gestão de estoque é fundamental para garantir o bom funcionamento do negócio. Porém, ainda é comum encontrarmos empresas que não cuidam desse detalhe, o que acaba comprometendo seus resultados a longo prazo.

Quer saber o que é gestão de estoque e como ela pode ajudar o seu negócio? Continue a leitura!

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque nada mais é que o controle de produtos que entram e saem da empresa, com base no índice de vendas, garantindo que o gestor saiba, sem dificuldade, quais produtos precisam ser reabastecidos.

Esse controle é fundamental para que você consiga se organizar na produção de novos produtos e garantir que determinadas mercadorias não fiquem encalhadas, uma vez que é possível analisar quais produtos têm mais saída e quais não têm.

Sendo assim, a gestão de estoque está diretamente ligada à rentabilidade do seu negócio e pode e deve ser aplicada em empresas dos mais diversos tamanhos.

Por que investir em gestão de estoque?

A gestão de estoque está diretamente relacionada ao retorno financeiro e ao investimento realizado no dia a dia, mas muitas empresas, infelizmente, ainda não fazem essa gestão de forma estratégica, o que resulta na perda de excelentes oportunidades de negócio.

O ideal é manter os históricos mês a mês, para poder analisar a sazonalidade do seu mercado, quais produtos os clientes consomem mais, quais produtos os clientes consomem menos e, a partir daí, fazer um reabastecimento estratégico de acordo com as necessidades, evitando o investimento em produtos que não possuem muita aceitação no mercado.

Redução da perda de mercadorias

Um dos erros habituais que interferem diretamente na rentabilidade da empresa é a perda de mercadorias no estoque. Sem o controle do estoque da empresa, é muito comum ter a compra excessiva de produtos que não vendem tão bem, resultando em produtos parados. E produtos parados são, sem dúvida, dinheiro parado.

Economia e previsibilidade

O controle de estoque permite a redução de custos, devido à previsibilidade de vendas com base nos históricos dos meses e anos anteriores.

Isso significa que, se você possui produtos que são vendidos em momentos específicos, é possível se planejar e negociar com certa antecedência, ajustando os preços e conquistando descontos que reduzem os custos da sua empresa, garantindo um estoque abastecido sempre que necessário.

Como realizar uma gestão de estoque eficiente?

Algumas empresas fazem a gestão de estoque de forma manual. Apesar de ser eficiente, pode demandar muito tempo e ser desgastante, principalmente se estivermos falando de negócios que têm várias filiais.

Por isso, o mais indicado para uma gestão de estoque eficiente e prática é a utilização de plataformas de controle. Essas plataformas trabalham de forma automatizada, evitando o trabalho manual e entregando relatórios completos diariamente, para que você possa se organizar.

São capazes de conectar os estoques de todas as filiais diretamente no centro de administração da empresa, garantindo que, diariamente, os gestores tenham acesso às vendas do dia.

Agora que você já sabe o que é gestão de estoque e que ela é fundamental para a rentabilidade de uma empresa, não deixe de aplicá-la. Quanto mais controle você tiver do que está sendo vendido e o que sobra, maior a sua previsibilidade e organização para garantir que nada falte ou sobre na sua empresa, reforçando a rentabilidade e a melhoria dos lucros da empresa.

Quer aprender mais sobre o tema e melhorar as rotinas da sua empresa? Confira 3 dicas de Supply Chain que dão resultados para sua empresa.