0 Comments 5 anos 591 words

Você sabe qual é a importância da Nota Fiscal eletrônica para PMEs? Às vezes, lidar com a parte tributária da empresa pode parecer um grande desafio. Afinal, a nossa legislação nem sempre é de entendimento simples.

Neste post, você vai ver um pouco sobre qual é a importância da Nota Fiscal eletrônica, quais são suas vantagens e por que você deve implementá-la. Preparado? Então, vamos lá!

Por que PMEs precisam de Nota Fiscal?

Essa é uma dúvida muito comum. A Nota Fiscal está muito presente nas transações e compras que fazemos no dia a dia. Isso porque é um documento obrigatório — a não emissão pode resultar em acusações de sonegação, crime previsto pelo Código Penal.

A ideia é registrar as transações, operações e vendas, comprovando que são regulares e legais, além de garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados. A nota é usada em casos de troca ou devolução.

Além disso, a nota pode ajudar na hora de analisar os gastos e lidar com as finanças — afinal, trata-se do registro de boa parte das movimentações da empresa.

Quais são as vantagens da NFe?

A NFe é a Nota Fiscal eletrônica, ou seja, a versão digital da Nota Fiscal comum, voltada a itens que sofrem impactos de ICMS e IPI. A seguir, você verá alguns motivos para adotá-la na sua empresa.

1. Redução de custos com impressão e armazenamento

Sabe quando você tem dificuldades de encontrar um certo documento impresso? Isso acontece porque o armazenamento de muitos papéis pode provocar várias dores de cabeça.

O resultado é previsível — redução de produtividade e aumento de tempo mal aproveitado. Além disso, o armazenamento e a impressão podem gerar impactos no seu bolso, já que também têm um custo.

2. Integração com ferramentas de gestão empresarial

O mundo digital abre um leque de possibilidades. Isso também se aplica à emissão de notas por meio de softwares, já que a medida permite a integração com ferramentas virtuais de gestão empresarial.

3. Integração das informações financeiras

Outra vantagem da NFe é a possibilidade de lidar com informações financeiras virtualmente, na mesma interface que as informações documentais. Isso permite melhorar ainda mais o controle financeiro do seu negócio.

4. Organização e controle das transações

Poucas coisas são tão frustrantes quanto a demora para acessar e encontrar informações. Muito disso tem a ver com problemas logísticos e informações dispersas e mal organizadas — além da demora para encontrar as notas certas e verificar as transações.

A NFe evita isso, já que basta uma simples busca em um computador que os arquivos podem ser vistos novamente, facilitando a organização das transações.

A emissão de Nota Fiscal eletrônica para PME, como você viu, é uma excelente maneira de agilizar processos e fazer as transações de acordo com a lei. Assim, a sua empresa cumpre com as obrigações burocráticas e ainda simplifica a compra e venda de produtos.

Se você ainda tem dificuldades para lidar com a emissão de notas fiscais, o software emissor de NFe da TreeUNFe é gratuito e conta com uma interface intuitiva e funções exclusivas.

E você? Quer contar com as melhores soluções para a emissão de notas fiscais? Então, entre em contato com a gente!

Continue conectado em nossas mídias Sociais.

Visite nosso site!   Nosso canal no YouTube  Nosso FanPage no Facebook   Conheça nosso LinkedIn Conheça nosso Instagram