Realizar-BACKUP-no-FreeNFe-é-de-suma-importância-min
0 Comments 4 anos 588 words

Você sabia que realizar o backup regularmente em seu emissor de notas fiscais pode te proporcionar segurança e conforto?

Isso porque ao fazer esta simples tarefa você protege e guarda todos os seus dados, sejam notas, sejam cadastros de produtos e clientes, etc. Enfim, este processo permite que seja feita uma cópia exata dos dados que existem naquele momento.

Qual a importância deste backup

Nós, do FreeNFe, recomendamos fortemente que seja feito backup sempre. Seja depois de emitir cada nota, seja depois de alimentar o sistema com um novo cadastro, seja no final do dia, ou em qualquer outra ocasião. Quanto mais atualizado o backup for, menos dados, ou nenhum, você perderá em um eventual problema.

A nossa recomendação, existe porque o emissor FreeNFe não é uma aplicação em nuvem. Ou seja, é instalado na máquina local e os dados ficam salvos apenas nela. Diferentemente das soluções online, que tem as informações gravadas em um servidor na nuvem.

Sendo assim, é extremamente importante que todos os usuários do sistema mantenham um backup atualizado, no mínimo de 02 dias. Este é o tempo que o sistema automaticamente vai sugerir com uma mensagem na tela, ao fechar o mesmo.

Imagine que você está emitindo suas notas tranquilamente, e já tem uma boa base de clientes e produtos cadastrados. Mas, não tem o hábito de fazer os backups, por algum motivo qualquer. Então, de repente o computador pega um daqueles “cavalos de tróia”, um vírus extremamente agressivo. Ou o HD queima, a placa dá “tíute”, algo assim. Resultado: perdemos todos os dados do computador, e não temos como recuperar, pois não existe cópia(backup).

Como realizar o backup

Aqui, agora, vamos te mostrar um passo a passo de como realizar esta cópia dentro do FreeNFe, e te ajudar a proteger suas informações.

  • Primeiro clique em MENU
  • Agora na opção BACKUP e vai abrir duas opções, BACKUP e RESTAURAR BACKUP
  • Clique na primeira opção BACKUP
  • Esta tela vai direcionar o local onde a cópia será salva, originalmente já está configurado para que seja em uma pasta dentro do diretório do próprio sistema. Mas recomendamos que faça em outro local, como em um pendrive por exemplo, one drive, ou outro local, contanto que seja um local seguro. Pode ser na área de trabalho, mas depois pegue ele e salve na nuvem, ou envie para um email, enfim, são tantas possibilidades.
  • Uma vez escolhido o local, clique em EXECUTAR BACKUP
  • Pronto, o sistema vai compactar tudo e salvar o arquivo

Depois deste processo o sistema fecha, mas é normal, fique tranquilo, basta abrir novamente que está tudo certo.

Aqui, falamos especificamente sobre o backup do FreeNFe, para que não percam suas notas e dados do sistema. Mas, esta dica vale também para outros sistema que usa e tem dados, seu computador, seu celular, tablet, e demais dispositivos que possam vir a ter informações gravadas e seria uma tremenda dor de cabeça caso se perdessem.

Portanto, para sua própria segurança, fique atento com as informações e dados que estão no mundo digital.

Se você já uso o FreeNFe, não deixe de fazer o backup, mas se ainda não usa, aproveite agora mesmo para fazer o download e instalar em sua máquina. Ah, lembramos que o emissor de notas FreeNFe é gratuito e o recurso de fazer backup também.

Download