0 Comments 6 anos 488 words

O que é DANFE?

Diferente do que algumas pessoas pensam, o DANFE não é a Nota Fiscal em si. Ele é apenas uma representação impressa de forma simplificada da Nota Fiscal Eletrônica. Uma vez que esta(NF-e), existe somente digitalmente.

DANFE significa: Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
Sendo assim, ele é apenas um papel que auxilia a Nota Fiscal.
Nele, consta os principais dados da nota, como por exemplo: Nome do emitente e destinatário, endereço, chave de acesso, valor, entre outros.
Ele é frequentemente usado no transporte das mercadorias, uma vez que estes veículos transportantes, não podem circular sem este impresso. Não portar o DANFE ao circular com a mercadoria, poderá acarretar multa.

É importante ressaltar que o DANFE não substitui a Nota Fiscal, no entanto, facilita a consulta da mesma, através da chave de acesso.
Através desta chave, é possível consultar a veracidade da NF-e diretamente da Sefaz Nacional.
Para consultar uma chave de acesso(que tem 44 caracteres), acesse o link:
Consultar NF-e completa

Quando o destinatário não é um contribuinte credenciado na emissão da NF-e, o DANFE auxilia na escrituração das operações documentadas por NF-e.
Outro dos objetivos do DANFE é obter a assinatura do destinatário para comprovar a entrega das mercadorias ou prestação de serviços.

O que é o arquivo XML?

Vimos anteriormente que o DANFE, não é a Nota Fiscal em si, mas sim sua apresentação impressa. Já no caso do arquivo XML, este sim é a nota propriamente dita, em sua versão digital.
Este formato de arquivo segue um padrão nacional de escrituração fiscal, e é utilizado para registrar as informações referente a NF-e.

Este arquivo não acompanha a mercadoria, assim como acontece com o DANFE, no entanto, cabe ao fornecedor disponibilizar o mesmo para o cliente. Assim o cliente poderá consultar e armazenar eletronicamente o documento.

Alguns campos e informações que estão presentes no arquivo XML são:
Modelo, datas, série, número, CNPJ, impostos, valor de frete, quantidade, etc.

O arquivo XML precisa ser guardado tanto pelo fornecedor quanto pelo destinatário pelo período de no mínimo 5 anos.
Se for necessário fazer uma troca, ou a Receita Federal solicitar, ele será utilizado. Podendo acarretar em multa para aqueles que o perderem.

O FreeNFe gera automaticamente o arquivo XML e o DANFE em formato PDF, para que o emitente possa enviar diretamente ao seu cliente via e-mail.
É possível enviar estes arquivos diretamente para o e-mail do cliente através do FreeNFe.
Mas salientamos que apenas o envio do XML é obrigatório.

E você? Quer emitir suas notas fiscais com total segurança e agilidade?
Baixe o FreeNFe, seu mais novo emissor gratuito!
É só baixar, instalar e usar.
Logo abaixo vamos deixar o botão para você fazer o download
e começar a usar hoje mesmo em sua empresa.
Resultado de imagem para botão quero baixar agora